Sejam Bem Vindos!

Sejam Bem Vindos!
Rede de Adolescentes

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DINÂMICA: As Velas

Essa dinâmica é boa para falar de mudanças de comportamento.

Material: 2 velas (uma usada e uma nova)

Participantes: Indefinido

Desenvolvimento: Primeiramente, fale do comportamento que o verdadeiro cristão deve ter. Trace vários pontos que tenham relação com a vida de um adolescente. Coisas que confrontem suas opiniões e tudo o que eles gostam de fazer e acham que não tem nada a ver.
Após mostre a vela usada. Ela representa a "sua" vida hoje. Tudo o que "você" tem feito e que tem desagradado a Deus. Essas coisas erradas são as manchas na vela. Quando fazemos coisas que desagradam a Deus, ficamos manchados. Precisamos do perdão de Deus para sermos purificados. Sermos limpos dos nossos pecados.
Quando declaramos a Deus nossas fraquezas e pedimos perdão a Ele e ajuda para superá-los, Deus nos perdoa, nos purifica e nos transforma em novas criaturas. (Mostre então a vela nova)
Nos tornamos cordeiros sem mácula.
Deve-se motivá-los a pedir perdão a Deus e confessar que precisam de Deus para mudar. A vela nova representa a perfeição, a pureza, a santidade, que só Deus pode nos conceder.
Peça que eles orem e peçam a Deus que tragam à memória seus pecados e fraquezas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Uma história de perdão!

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e seu comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: se, você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a faculdade de medicina, lhe darei um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho.

Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau. O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços.

Assim, o grande dia chegou. O rapaz foi aprovado no vestibular de medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.

O rapaz tinha por certo que na festa, o pai lhe daria o automóvel.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estava a chave do seu carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresar, o presente era uma Bíblia. Ele ficou visivelmente decepcionado e nada disse, simplesmente colocou a Bíblica numa estante de sua casa.

A partir daquele dia, o silêncio e a distância separava pai e filho. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente.

Deixou a casa dos pais e foi morar no campus da universidade. Raramente mandava notícias à família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um hospital e se tornou um médico conceituado. Porém se esqueceu completamente do pai.

Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia, o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu.

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai, anos atrás quando então o jovem passou no vestibular. Esta Bíblia passou anos na estante da casa dos seus pais esperando que o filho viesse buscá-la.

De volta à sua casa, o rapaz que nunca perdoará o pai,quando colocou a Bíblia em cima de um móvel, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-la, encontrou uma carta e um cheque datado do dia em que passou no vestibular. A carta dizia: “meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você. Escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto fiz questão de lhe dar um presente ainda maior: a Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de uma recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência”.corroído de remorso,o filho caiu em um profundo pranto.

Como é triste a vida dos que não sabem perdoar.