Sejam Bem Vindos!

Sejam Bem Vindos!
Rede de Adolescentes

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Trajetória Fatal

Objetivo : Orientar quanto ao exercício da obediência ensinar que temos que ter cuidado com a cobiça das coisas que não são nossas.a pratica de obedecer traz benefícios extraordinários para os homens.

Material : Folha avulsa com o tema.

Introdução : A cobiça

A cobiça é o desejo imoderado de possuir. O cobiçoso é roído interiormente pelo desejo de sempre querer mais; eternamente insatisfeito, não tem escrúpulos quanto aos meios para saciar sua ambição desmedida , não recua, inclusive diante dos direitos alheios. A cobiça faz o homem infeliz não so por que o consome a chama insaciável , mas também porque não lhe permiti usufruir secretamente do que possui.

Procedimento : Leitura do texto para reflexão .

“Um agricultor fixou residência num verdadeiro paraíso.Que solo maravilhoso! Tudo que plantava crescia . Sua terra era realmente abençoada ! A lavoura frutificava praticamente durante todos os dias do ano. Tudo era perfeito, apesar da presença constante do visinho no pomar. Por diversas vezes, ele trouxe uma proposta para compra as terras do feliz agricultor, queria tudo para ele; a felicidade dos moradores o incomodava tremendamente e a cada rejeição , se sentia derrotado, por isso, o invejoso vizinho resolveu planejar um meio de acabar com tudo. Um dia , quando o agricultor não estava em casa , ele resolveu conversar com sua bela esposa sobre o velho ribeiro atrás da plantação . O individuo assegurava que lá no lamaçal havia muita pedras preciosas e ouro. Deixou a mulher curiosa. Ao entardecer , quando o esposo chegou, ela não cansava de dar uma espiadinha. Pela insistência , ele foi. Resolveu remover a lama do brejo coma enxada. Que surpresa! Ao removê-la, começaram a sair serpentes venenosas. Que desespero!Procuravam –se esconder – se mas foram os primeiros a receberem a picada mortal. O vizinho ficou contente , pois seu maior desejo era o de governar toda aquela terra. Agora tudo era seu . as serpentes passaram a governar sobre tudo !”

Respondendo francamente:

- Fale sobre a questão da inveja e suas conseqüências.

- a cobiça é um atitude normal ou perigosa?

- qual o conselho que você daria para alguém que esta ouvindo a conversa sagaz do inimigo?

Para pensar: “A soberba precede a ruína , e a altivez do espírito precede a queda ( Pv. 16.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário