Sejam Bem Vindos!

Sejam Bem Vindos!
Rede de Adolescentes

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MIRIÃ: Uma mulher ambiciosa

MIRIÃ nasceu em dias difíceis. Seu povo (a nação de Israel) era escravos na terra do Egito. E nesse tempo, seu povo se multiplicava de maneira assustadora aos olhos de Faraó (o rei do Egito), de modo que ele resolveu acabar com os nenês do sexo masculino que nascessem.

No meio desta tribulação, a mãe de MIRIAN deu à luz a um menino, e ela conseguiu esconder o bebê em casa durante os primeiros três meses de vida. Todavia, com o crescimento do menino ficou impossível guarda-lo em casa por mais tempo.

Esse bebê era MOISÉS e aqui entra em cena MÍRIAN, a qual à época era uma MENINA OBEDIENTE. - EXODO 2:1-10ü

Não deve ter sido fácil para MIRIÃ deixar suas colegas para tomar conta do seu irmãozinho na beira do rio Nilo. Ficar lá horas à fio, apenas observando discretamente a diversão de suas amigas.

Mas ela cumpriu as ordens da sua mãe. E quando lá apareceu a filha de Faraó e achou a cesta com o nenê, Miriã mostrou coragem e esperteza ao sugerir à princesa que ela podia achar uma babá para cuidar o nenê.

Ainda que isso seja irrelevante para alguns, como é difícil encontrar crianças que obedecem os pais hoje em dia... (Às vezes é mais fácil encontramos pais obedientes às crianças). E aqui vem a primeira lição: quem é o culpado por isso?

Como pais, muitas vezes nos esquecemos da ordem de Deus para nós a respeito dos filhos: (Efésios 6:4) “....criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Com certeza os pais de Miriã devem tê-la ensinado a respeito do Senhor e devem tê-la treinado para ser obediente....

MIRIÃ – UMA MULHER TALENTOSA: EXODO 15:20-21ü

Muitos anos se passaram. MOISES cresceu e recebeu de Deus a missão de libertar o seu povo da escravidão egípcia. Houve muitas lutas e demoras até que finalmente o povo de Israel conseguiu sair do Egito e atravessar o Mar Vermelho.

E foi aqui que mais uma vez MIRIÃ reapareceu. Ela ocupava um lugar de destaque entre o povo de Israel e estava ajudando seus dois irmãos: MOISÉS, o líder do povo, e ARÃO, o sacerdote.

Parece que os três formaram um conselho e eram responsáveis pela vida inteira do povo de Israel. Talvez MIRIÃ representasse o ponto de vista feminino perante seus irmãos. De qualquer forma ela foi uma reputada líder no meio do seu povo. E aqui vemos MIRIÃ como profetisa, como iniciadora de um louvor criativo, como incentivadora das outras mulheres no louvor

Entretanto, MIRIÃ FOI UMA MULHER AMBICIOSA: NUMEROS 12:1-3ü

Foram anos e anos no deserto e parece que MIRIÃ foi mudando e seu coração se tornou amargo.

O CIÚME E O ORGULHO tomaram conta do seu coração. Não sabemos se ela ficou com ciúmes da esposa de Moisés ou usou isso apenas como desculpa porque estava com medo de perder seu prestigio entre as mulheres... - A Bíblia não nos conta exatamente o que aconteceu, mas sabemos que ela ficou ciumenta e orgulhosa: “... será que o Senhor também não tem falado por meio de nós”.

Nesse meio a FOFOCA também entrou em cena. Parece que ela ficou fofocando no ouvido de Arão o tempo todo reclamando do seu irmão e da cunhada. E a tragédia foi que Arão, sendo um homem fraco, não a confrontou e repreendeu-ª

E isso é terrível! Quantas vezes há crentes com ciúmes dos dons de outros membros na Igreja! Quantos crentes que se orgulham de seus próprios dons! Segunda lição para nossas vidas: Filipenses 2:3 - “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”.

Por isso, MIRIÃ – FOI DISCIPLINADA PELO SENHOR: NUMEROS 12:4-16ü

DEUS não se agradou da rebeldia de Miriã, falando com Arão contra seu irmão Moisés e reclamando erradamente, sua parte no ministério. DEUS chamou os dois, Miriã e Arão, e falou da fidelidade de MOISÉS. E o v. 9 diz que: “...a ira do Senhor acendeu-se contra eles..”

DEUS se irou de Arão também, mas foi Miriã que recebeu o maior castigo pela sua fofoca e seu ciúme doentio: ela ficou leprosa! Arão imediatamente reconheceu seu pecado perante Moisés: v. 11“Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos”. E a seguir MOISÉS orou pela restauração de sua irmã.

Entretanto, não foram apenas Miriã, Arão, Moisés e sua família que foram afetados pela ambição de Miriã. Todo o povo de Israel foi afetado, pois enquanto ela estava leprosa o v. 15 diz “... que o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta”.

Terceira lição para nossas vidas: Muitas vezes, por causa do pecado de uma só pessoa, a IGREJA não vai para frente, ela fica parada. Por que quando um membro do corpo peca, todos são afetados. Paulo já dizia isso em Romanos 14:7 “Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si”. - Somos um corpo e sofremos juntos com o pecado de um dos membros desse corpo...

Finalmente, MIRIÃ UMA LÍDER QUE FICOU NO ANONIMATO - NÚMEROS 20:1ü

Infelizmente depois deste incidente nós não sabemos mais a respeito de Miriã a não ser pela referencia a sua morte. Parece que ela perdeu sua posição de liderança com seus irmãos e entre as mulheres na direção do louvor ao Senhor.

Como é triste quando um líder peca e cai do pedestal... Por isso, irmãos, devemos orar sempre em favor da liderança da nossa Igreja, da nossa Denominação e daqueles que ocupam cargos de liderança na Igreja.

A biográfica de MIRIÃ nos faz lembrar sempre os perigos da inveja, da fofoca e da ambição. Existem cristãos que gostam de se promover, mostrar seus dons de maneira orgulhosa ou criticar a liderança da Igreja.

Eu termino nossa reflexão com as palavras de Deuteronômio 24:9 “Lembrem-se do que o Senhor, o seu Deus, fez com Miriã no caminho, depois que vocês saíram do Egito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário